No palco certo

Secretário declara que não conduz Segurança por “partidarismo”

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, André Costa, afirmou, ontem, durante diálogo na Assembleia Legislativa do Ceará, que “não conduz a segurança por meio de partidarismo” e, portanto, desde que assumiu a pasta já recebeu cerca de 29 deputados, dentre eles aliados e opositores ao governo Camilo Santana. Em conversa com parlamentares, o secretário apresentou um balanço das ações em desenvolvimento pela pasta, além da exposição sobre o índice de criminalidade no Estado, além de responder os questionamentos por parte dos parlamentares. O convite foi feito pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), após inúmeros questionamentos dos parlamentares sobre a violência que se alastra pelo Estado.
Na ocasião, André Costa ressaltou que Fortaleza tem 80% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) concentrados em apenas 40% do seu território. “Nesses 40% do território da cidade ocorreram, em 2016, 79% dos crimes violentos da capital. E neste ano, 80%, até agora”, disse ele, afirmando que diante da estatística traçou um planejamento. Segundo ele, dentro desta delimitação, as ruas são classificadas de acordo com o tipo de crime que costuma ocorrer, e o patrulhamento é realizado de forma mais intensificada, de acordo com seu diagnóstico.
Drogas
Ainda segundo ele, as ações estão combatendo os crimes violentos e assaltos a agências bancárias e coletivos, além da apreensão de armas e entorpecentes. “Somente neste ano, conseguimos apreender uma tonelada de drogas e cerca de 20 armas por dia. Cerca de 130 ônibus estão passando por nossas blitze por dia. E essas ações estão acontecendo por meio de uma soma da nossa inteligência, tecnologia, parceria com outros órgãos e valorização de pessoal”, informou.
André Costa também destacou que a reestruturação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), aumentou em 14% a resolutividade dos casos e, em 86%, o número de prisões. Ele ainda chamou atenção para as ações para o interior do Estado, como a ampliação do Comando Tático Rural (Cotar) e do Batalhão de Rondas Ostensivas e Intensivas (Raio).

Plano
Nos planos do secretário, em breve, deve incluir o Batalhão de Divisas para o Choque nas fiscalizações nas rodovias e, assim, assimilar o modelo operacional e fazer ações mais intensivas. “Queremos levar para cada macrorregião do Estado equipes do Cotar devidamente preparadas e equipadas, colaborando principalmente no combate aos assaltos a banco”, disse ele.
Sobre a carência e valorização dos profissionais de segurança pública, André ressaltou o concurso para 4.200 policiais militares, além de certames para a Polícia Civil e aquisição de viaturas.
Também foram citados pelo secretário a aprovação da Lei de Promoções para os Militares, a equiparação da remuneração dos policiais à média do Nordeste para militares e civis e serviços de proteção aos profissionais, que, segundo ele, reforçam as ações da pasta.

Mais
Estiveram presentes no Plenário os comandantes da Polícia Militar, coronel Ronaldo Viana, e do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Heraldo Pacheco; o delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Everardo Lima, e o perito geral da Perícia Forense do Ceará, Ricardo Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário