Bom dia

Sonhos e pesadelos

No dia 2 de novembro do ano passado fui a Congonhas do Campo,em Minas Gerais, cidade monumento que guarda o maior conjunto de arte barroca das américas, segundo Garmain de Bazin, crítico e historiador francês. Visita puramente sentimental  a uma gente que me fez seu filho, quando pela generosidade do vereador Dê Miranda, jornalista e empresário, junto com seus pares, me deu a honra do título de Cidadão Honorário da cidade. Miranda, defensor intransgente dos interesses da comunidade deixou em mim, impregnado na alma, os mesmos sentimentos com que defendeu por toda a vida, até se ir, cada pedacinho de chão, cada fragmento da história, seja do legado de seus pósteros, seja do suntuoso legado de Aleijadinho o maior escultor brasileiro que nos doou os 12 Profetas em pedra sabão e as 66 figuras em cedro rosa dos Passos da Crucificação. E revi pessoas queridas, lugares estimados, ambientes comuns à minha distante e feliz juventude na mineiridade como chamava outro querido amigo, o presidente Tancredo Neves. Foi ali, ouvindo os Vartuli, os Souza Costa, os Senras, os Monteiro, os Marra, os Miranda , os Patrocinio, os Baia, os Cunha, por fim, com a mais mineira das gentes, que aprendi , na prática, que "mineirice" é quase "mineiridade", que a desconfiança natural de quem pra ver o horizonte tem que levantar a cabeça, faz parte do sentimento de ser mineiro, a tal mineiridade.
Foi assim, nessa visita de saudades e de sonhos, que levado por querida parceira, vi que nós, os congonhenses corríamos riscos, sérios riscos com a barragem de rejeitos de mineração da CSN, em Casa de Pedra.E quando ví aquilo denunciei neste face, no blog do macário, na coluna de papel do jornal O Estado, e por onde passei e falei com autoridades de Minas e do Brasil, em Brasília que Congonhas era um barril de pólvora, quase a explodir, como feito em Mariana e no Rio Doce. Ali estava um barril de lama e ferro, prontinho pra detonar vidas, destruir histórias. E fi-lo na consciencia de filho, no exercício do jornalismo, na denunciação cidadã de um desasttre e até de uma tragédia anunciada.
Pois alguém ouviu. Claro que não só meu grito, mas de outros que têm essas preocupações com a vida dos seus. O Ministério Público e o Ministério do Trabalho, foram a Congonhas ontem. R multaram e denunciaram e gritaram o mesmo grito que eu, no ano passado. A mim é ponto de honra fazer parte da história mais jovem daquela cidade que cuidou e cuida dessa memória que não pode desaparecer na inconsequencia e na irresponsabilidade dos argentários ricos, com alma de aço e coração de pedra. Deus nos proteja e a nossa vida mineira, artística, verdadeira e honrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário