Tese da Engenharia de Transportes recebe menção honrosa no Prêmio Capes
Tese
defendida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da
Universidade Federal do Ceará recebeu, na terça-feira (10), menção
honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017. A comenda é outorgada pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) às
melhores teses de doutorado defendidas em 2016. A tese agraciada foi da
aluna Juceline Batista dos Santos Bastos, com orientação do Prof. Jorge
Soares. A cerimônia de entrega Prêmio Capes de Teses ocorrerá no dia 7
de dezembro, em Brasília.
O trabalho foi
intitulado "Considerações sobre a deformação permanente de pavimentos
asfálticos no dimensionamento mecanístico-empírico" (https://goo.gl/pnmwD7).
De acordo com o orientador da pesquisa, Prof. Jorge Soares, a
deformação permanente é um dos danos causados pelo tráfego intenso,
especialmente por caminhões de carga, sobre os pavimentos. Quanto mais
lenta a velocidade com que passa essa carga, diz, maiores os danos. "Por
isso que a malha viária de Fortaleza, assim como das demais capitais, é
pior do que nas rodovias, ainda que o pavimento tenha os mesmo
materiais, as mesmas estruturas", esclarece.
De
acordo com ele, a pesquisa buscou examinar os agregados dessa
superfície por onde a carga trafega, ou seja, o asfalto e seus
agregados. Juceline, que é professora há cinco anos no Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Morada Nova, conta
que a elaboração da tese envolveu um intenso esforço em pesquisas de
laboratório e em campo. "Nós desenvolvemos um campo, criando um
pavimento com um modelo próprio de mostra asfáltica e usamos um
simulador de grande porte, que simula um caminhão de carga, para
analisar os danos causados na estrutura do equipamento", conta.
Jucilene
disse que a escolha por estudar a deformação permanente se dá pelo fato
de que esses danos são maiores no Nordeste, influenciados pelas altas
temperaturas. "As mostras asfálticas apresentam mais rapidamente os
danos por aqui", aponta a pesquisadora. Através de dados conseguidos com
outras 20 universidades brasileiras, a pesquisadora analisou as mostras
asfálticas do Brasil e criou uma nova metodologia de dimensionamento de
pavimentos, isto é, com agregados de tamanho diferentes das normas hoje
utilizadas nacionalmente. Com isso, comprovou que as normas utilizadas
no País não são adequadas para resistir à deformação permanente. "A
metodologia no Brasil está defasada, é a mesma utilizada há mais de 50
anos", destaca.
Jucilene afirma que a decisão
pelo tema também se dá pelo fato de o Prof. Jorge Soares já vir, há
alguns anos, estudando esses fenômenos, juntamente com o grupo de
pesquisa do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos. "E eu dei
continuidade a essa pesquisa. Portanto, essa menção não é um
reconhecimento só da Juceline, pesquisadora, mas do grupo de pesquisa
todo. Eu estou colhendo os frutos do grupo de pesquisa inteiro. Isso é
muito gratificante", comemora.
Para o
professor, a menção honrosa no Prêmio é o reconhecimento de que se está
fazendo pesquisa na UFC de alto nível. "Isso mostra que somos plenamente
capazes de fazer pesquisa de alcance nacional e mesmo internacional.
Esse prêmio é um incentivo também para outros alunos", avalia Soares.
A
menção honrosa foi concedida dentro da área Engenharias I, que agrega
87 programas de pós-graduação no Brasil. O Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Transportes da UFC, inclusive, teve sua nota elevada de 4
para 5 no conceito da Capes em sua última avaliação, divulgada no mês
passado. Soares destaca que não há, atualmente, nenhuma pós-graduação na
área com nota acima de 5, o que coloca o programa da UFC entre os
melhores do País.
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