Coluna do blog


Eu fui ao  céu e ao inferno
Coimbra-Portugal-38 graus- Sexta feira, dia 13 de outubro, Fátima recebeu 2,5 milhões de pessoas para celebrar as comemorações de 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos. Eu ví. Domingo, o desespero e a tristeza tomaram o coração do mesmo Portugal de Fátima, agora solidário na dor de milhares de pessoas que perdiam tudo. Histórias, economias, tetos, plantações, vinícolas, tudo com cem, duzentos anos, ou mais, eram consumidos pelo fogo em pelo menos 500 focos de incêndios, alguns deles criminosos. E aí vidas se foram. Contadas, 39 pessoas, jovens e idosos, sãos e doentes. Gente que se imaginava cuidando da faina em começos e fins de vidas. Pessoas que guardavam como relíquias casas de antigas heranças, móveis, animais de estimação e suas próprias memórias foram consumidas pelas chamas. Milhares de hectares e de esforços vividos se evaporaram em chamas alimentadas por ventos de até cem quilometros por hora e por uma terra seca, que nesta época a chuva é quase nenhuma no norte de POrtugal até a Espanha. No Conselho de Coimbra fiz esforço para conter as lágrimas. Em pedaços dos Caminhos de Compostela, pousadas se foram. Lembranças se perderam. Não há como contabilizar, pelo menos até o momento, prejuizos em valores, mas estimativas há do que se perdeu na história deste Portugal infernal. Velhas senhoras corriam desesperadas a gritar por bombeiros. Velhos homens, junto a jovens e a mulheres trabalhadoras, faziam o trabalho daquele beija flor da fábula. Na verdade nem Esopo seria capaz de criar outras fábulas com o que se passa aqui.Nem no Inferno, de Dante, há tanto horror! Eu ví.

A frase: "Parte disso poderia ter sido evitado. Dá raiva. Minha solidariedade ao povo português". De Cristiano Ronaldo em mensagem a seus patrícios.

Fogo na Europa (Nota da foto)
Ferve a luta pela independencia da Catalunha. Ferve o noticiário com o mal estar provocado por Trup contra o Irã. Ferve o divórcio do Reino UNido com a União Européia.Ferve o chão de PORTUGAL cujas almas sofrem com os dantescos espetáculos dos incendios que roubam vidas e destroem sonhos. Estar aquí e se ver cercado, literalmente, por essas chamas, queima o último neuronio a pensar: é o fim do mundo de Nostradamus?   

Era esperado
Ciro Gomes cutucou Camilo Santana pra botar Maia Junior pra fora do Governo. É lugar de Tasso, disse Ciro sugerino Tasso traidor, se for candidato ao Governo.

Aliás...
O que é que levou o dito cujo a um desentendimento tão grave com Luiz Pontes a ponto de a turma do deixa disso não permitir o pau quebrar?

Todos a bordo
Havia tres anos aquela turma que Lula botou pra andar de avião parou de subir aos céus. Agora, algo se inverteu e quem vai viajar que ir de asa dura.

Pesquisa
Houve um censo com possíveis viajantes que, em 64,5% disseram que gostariam de ir a seus lugares de avião. Isso bom. Espanta a pobeza.

Pra doente
Quem compra remédio compra por necessidade. Ninguem vai a farmácia, na verdade ia a farmácia com apelos chamativos que não fossem preços.

Pois bem
As 503 novas farmácias populares abertas no Brasil até o mês passado, mostram que as redes estão tão procuradas que obriga o pessoal do menor preço a criar espaços.

Arrumadinhas
As farmácias populares estão trocando de roupa, botando roupinhas chamativas, pisantes modernos e preços diferentes. Farmácia popular prioriza qualidade, sim.

No TRE
Já são juiz titular de direito junto ao TRE Roberto Viana Diniz e juiz titular na categoria jurista da Corte, Tiago Asfor Lima. A posse festiva na Escola Superior da Magistratura.

Feito água
Vende na Europa o novo livro de Dan Brown, o autor de O Código Da Vinci. "Origem" pretende discutir de onde vimos, para onde vamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário