Os enfermeiros no SUS

Assembleia Legislativa discute liminar que restringe atividades de enfermeiros no SUS
Na tarde desta quarta-feira o auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa, foi palco de ato de repudio à liminar que restringe as atividades dos profissionais de enfermagem no Sistema Único de Saúde. A decisão da Justiça Federal atendeu ao pedido do Conselho Federal de Medicina e suspendeu parcialmente a Portaria nº 2.488 de 2011 que permite que os enfermeiros realizem diagnósticos e solicitem exames durante os atendimentos.
A reunião contou com a presença das deputadas estaduais Mirian Sobreira e Augusta Brito, do deputado Yuri Guerra; do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho; do membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho Federal de Enfermagem, Ricardo Siqueira; presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Ceará, Ana Valeska Siebra; além de centenas de profissional e estudantes de enfermagem.
Durante a reunião ficou acordado que será feita uma grande audiência pública com diversas categorias para que formalizem um pacto em defesa da saúde. E, para o Ceará contribuir com a mobilização nacional, ficou marcada uma manifestação no próximo dia 16 de outubro, às 15 horas, na Praça da Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário