Coluna do blog

Ensaio sobre a cegueira
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma 'treva branca' que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.'O Ensaio sobre a cegueira' é a fantasia de um autor que nos faz lembrar 'a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam'. José Saramago nos dá, no livro que virou filme, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira do novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Pois bem, é dessa cegueira que quero falar. E mais, ou precisamente, da "responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". Só que, no popular, distante do traço literário e do ensaio filosófico de Saramago, o povo tem seus momentos de pensador, quando por exemplo diz que "em terra de cego quem tem um olho é rei", ou "o pior cego é aquele que não quer ver" ou ainda "tem quem veja um argueiro no olho do vizinho mas não vê a trava no seu". Os enganadores estão no prelo da política. Mentem, enganam, prometem, juntam-se, renovam-se, e, pior, apostam na cegueira e na decantada pouca memória do povo, como se fosse aquilo a que um dia se chamou de apenas massa de manobra. A gravidade como se tem perdido a vergonha é de uma indigência dolorosa.

A frase: "Tem um enorme sentimento de pouca vergonha no ar". Tem gente observando a cena.



Imagem vale (Nota da foto)
O deputado federal Domingos Neto tem projeto para mudar o Còdigo Penal. Ele quer que imagens de video, sirvam de provas junto à Justiça, o que hoje não ocorre. E diz isso na hora em que o novo diretor da PF, no discurso de posse afirma que aquela mala do deputado amigo do Interino poderia não ser nada. e defende mais investigação.

Seria relevante?
O aluguel da moradia de Rogerio Ceni, de frente pro mar na Beira Mar é de R$10 mil. Tem mais o condominio e o IPTU.

Saiu aqui
Este jornal publicou reportagem mostrando os estragos com a área da Praia de Iracema. Fossem só os ambulantes,nem tanto. A turma da droga assumiu a praia.

Esforço
Há um esforço de setores públicos tentando coibir a esculhambação só que, o turista,por mais simples que seja, quer um pouco de segurança pra vir gastar aqui.

Crime
É política, sim. A Polícia anotou que já foi batido o numero de homicídios em Juazeiro do Norte registrados em 2016. Os 162 do ano passado foram alcançados.

Quem morre
Segundo a PM apurou em suas estatisticas 60% dos assassinatos foram de pessoas envolvidas com o crime, sejam drogas,roubos,furtos e disputas territoriais de banditismo.

Sorte pura
Curso de restauradores na faculdade que funciona no antigo Colégio Cearense encontrou sob camadas de tintas e reboco uma imagem maravilhosa com 9m2 do Padre Anchieta.

Ê ê!
Anastasia, que foi primeiro ministro de Aécio no Governo de Minas,depois senador do PSDB, quer a presidencia do partido,divergindo de Tasso para proteger Aécio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário