Ontem em Lisboa

Prof. Henry Campos participa do XVIII Encontro de Reitores em Portugal

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, foi à Universidade de Aveiro, em Portugal, para proferir palestra, nesta terça-feira (21), sobre "Medição do impacto social e econômico das universidades", durante a última reunião do XVIII Encontro de Reitores, do Grupo Tordesillas, que ocorre desde o dia 19 de novembro.

Sua participação na mesa-redonda intitulada "Metodologias para medição do impacto" se dará de 14h30min às 16h30min, ao lado de Salustiano Mato de la Iglesia, reitor da Universidade de Vigo, e Ana Melo, do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior da Universidade de Aveiro. De acordo com o reitor da UFC, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFC deverá postular a entrada no Colégio Doutoral de Física, um dos sete colégios doutorais do Grupo Tordesillas.

Em 2016, o encontro foi sediado na Universidade Federal de Pernambuco, quando se iniciou a discussão sobre o impacto da ação das universidades, no Brasil, na Espanha e em Portugal, e, em particular, sobre o modo de medir esse impacto. No convite aos integrantes do Grupo Tordesilhas, o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Assunção, diz que o encontro "abordará questões relevantes para a vida das nossas instituições, como são a importância de medir o impacto social e econômico das universidades e a necessidade de tornar a sociedade mais ciente desse impacto".

O Grupo Tordesillas é atualmente formado por universidades do Brasil, Espanha e Portugal, todas de destacada importância em seus respectivos países. Entre os objetivos do grupo, está a promoção das atividades de cooperação multilateral em matérias de educação, ciência, tecnologia e inovação, fomentando o estabelecimento de redes de investigação que estimulem a mobilidade de pesquisadores e deem lugar à realização de projetos de valor estratégico, orientados aos problemas que afetam e influenciam o progresso da comunidade ibero-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário