À mesa como convém

Semana da Gastronomia Francesa 2017

A Atout France e a Embaixada da França no Brasil, em parceria com o Senac, promovem a Semana da Gastronomia Francesa, que acontece de 5 a 8 de dezembro de 2017, em Brasília.

Classificada como Patrimônio Imaterial pela Unesco, a gastronomia francesa é, além de um dos principais vetores de interesse dos turistas brasileiros na França, uma experiência cultural inesquecível.
Última ação do Plano Excepcional de Promoção do turismo francês na América do Sul para 2017, promovida pelo Governo da França e pela Atout France, em colaboração com a Embaixada da França no Brasil, a Semana da Gastronomia Francesa acontecerá entre 5 e 8 de dezembro de 2017, nos restaurantes-escola do Senac e no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia, em Brasília.
Serão quatro almoços, preparados pelo chef francês Julien Mercier, convidado pela Atout France, servidos para um público de cerca 1.500 pessoas, incluindo parlamentares, servidores, empresários e demais frequentadores dos restaurantes-escola do Congresso Nacional e da Confederação Nacional do Comércio (CNC/DF).

Também será organizada uma aula-show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia, na 5ª feira (dia 07), das 19h30 às 21h00, apenas para convidados.
Trata-se de uma parceria inédita e inovadora com o Senac Gastronomia*, cujo objetivo é promover a gastronomia francesa, que atrai anualmente milhares de turistas do mundo inteiro para o destino França.

Para ver o cardápio dos dias 5/12 e 6/12: clique aqui
Para ver o cardápio dos dias 7/12 e 8/12: clique aqui
Sobre o chef Julien Mercier - Nascido em Saint-Etienne, o francês Julien Mercier começou sua vida na gastronomia bem cedo. Aos 14 anos de idade, teve o privilégio de iniciar seus estudos em uma das principais escolas da França – a École Hotelière de Thonon les Bains – e, de lá, partiu para estágios em grandes restaurantes de seu país natal.

Já trabalhou ao lado do chef Thomas Henkelman, no Homestead Inn (4 estrelas do jornal The New York Times), e participou da abertura do restaurante Sketch, de Pierre Gagnaire (2 estrelas Michelin). Casado com uma brasileira, desembarcou no Brasil em 2008 para desbravar os sabores de nossa terra. Aqui, ele foi chef executivo do hotel Caesar Park de São Paulo durante 3 anos; dedicou-se à pesquisa da gastronomia brasileira em parceria com Rodrigo Oliveira, do Grupo Mocotó. Por quase dois anos viajou, experimentou e testou ingredientes jamais vistos até então. Tudo para compreender a versatilidade e complexidade da culinária brasileira, que tanto lhe encanta.

Como consultor, trabalhou na abertura de alguns estabelecimentos, como o bistrô francês Le Bilboquet. Além de seu trabalho de consultoria, ele se organiza para abrir seu próprio negócio em São Paulo.

Sobre a Atout France
Com 33 escritórios pelo mundo, a Atout France, Agência de Desenvolvimento Turístico da França, é responsável pela estruturação, qualificação e promoção do turismo francês nacional e internacionalmente.
http://br.france.fr/

(*) O Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) mantém uma estrutura operacional em Brasília dedicada especialmente à área de Gastronomia - composta por espaços pedagógicos que atendem com excelência seus clientes e, ao mesmo tempo, formam profissionais qualificados para o mundo do trabalho -, intitulada Senac Gastronomia.

Atout France Brasil
Izabèle Pesinato
+55 11 3372-5506
izabele.pesinato@atout-france.fr - france.fr

Com licença- Se tiver Boeuf Bourguignon, por favor avisem que irei bater lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário