Brincadeira


Projeto Praia Acessível amplia os dias de funcionamento na alta estação


A iniciativa integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana

Para atender as férias escolares e à demanda turística, durante o período de alta estação, o projeto Praia Acessível, realizado no Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza, ampliou os dias de funcionamento, passando a atender diariamente, de segunda a segunda, das 9 horas às 13 horas. Com idealização do Governo do Ceará, a iniciativa tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia. 

De acordo com a coordenadora especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, Rebecca Cortez, o projeto atende as necessidades dos usuários. "O Praia Acessível é muito mais que uma esteira de acesso ao mar. Aqui, o diferencial, é ter profissionais capacitados para conduzir o usuário até a praia. Além disso, o entorno é totalmente adpatado para receber os idosos, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida e, assim, atender as necessidades de cada um deles", declarou.

A ação oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar.  O local possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos da Prefeitura, foram capacitados e atuam auxiliando os usuários do projeto.

A família de dona Teresinha Carvalho, de 74 anos, trouxe a aposentada pela primeira vez ao projeto, que, há cinco anos, não sabia mais o que era um banho de mar. "Já conhecia essa ação e resolvi propôr ao meu irmão de trazer nossa mãe para um mergulho. Isso aqui traz a pessoa de volta à vida, que acha que não pode mais fazer nada. Não tenho dúvidas da satisfação dela de voltar à praia", destacou.

Já o turista brasiliense João Marques, de 39 anos, que é deficiente físico, estava passando pela orla de Fortaleza e logo foi conhecer a iniciativa. "Estive em projetos semelhantes como esse em outras cidades brasileiras, mas nenhum me chamou tanta atenção como aqui em Fortaleza. Aqui, nós temos o acompanhamento desses profissionais que nos guiam até o mar e auxiliam durante o banho. Gostei muito do atendimento.", enfatizou.

Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. Até este mês de dezembro, 2.600 emoções já foram vividas pelos usuários da iniciativa, que conta com a parceria da Prefeitura de Fortaleza e do Hotel Sonata.

Serviço:
Onde: Aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema
Quando: de quarta a domingo, de 9h às 13h. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário