Coluna do blog


Sobral se repete na boa educação
Nova Yorque-EUA( 3 graus) Existe um órgão não governamental chamado IOEB-Indice de Oportunidade da Educação Brasileira, que mede mais de 5 mil municípios do país em suas práticas educacionais. Useiro e vezeiro na lista dos dez mais no Brasil, sempre no topo da pirâmide, Sobral voltou na semana passada a ser destaque nacional, o que se repete desde que isso começou a ser medido. O que pesa? Segundo Fabiana de Felício, que chefiou a pesquisa, um ponto crucial para que se identifique o desenvolvimento na educaççao de municípios como SObral, parte, tambem, da evasão escolar. O monitoramento simples do aluno que falta a aula, imediatamente identificado pelo colégio que aciona a familia, se junta até a bonus pago a professores que atingem bons resultados. Inclua reforço escolar no contraturno. Reposição imediata do conteúdo ao aluno que falta e o Ioeb abarca a inclusão na educação infantil, a fatia de alunos atrasados e fora da escola, o tempo de experiencia dos diretores, a porcentagem de professores com nivel superior e a duração da jornada escolar. Assim, não tem sido à toa que os cuidados nascidos em Sobral e disseminados pelo interior do Estado, tenham colocado entre os 25 mais importantes municípios do País, 11 cearenses, com Sobral dominando a cena desde que as medidas começaram a ser tomadas. Depois de amanhã, dia 14, aqui em Nova Iorque, na Universidade de Columbia, o ex-Prefeito Veveu Arruda, de Sobral, terá um grande debate com pesquisadores norte-americanos e europeus, voltados para a educação sobre esse movimento tendo como foco central a educação sobralense.

A frase: "O crescimento  no número de municípios no Ceará entre aqueles com melhor desempenho começa a validar a hiptese de que uma maior sinergia entre o Estado e municípios gera resultados". Luana Tavares, diretora do Centro de Liderança Pública-CLP, ong que apoia o IOEB.


Serviços prestados (Nota da foto)
Roberto Bulhões, jornalista e empreendedor, recebeu em Juazeiro do Norte, a comenda José Fausto Guimarães, a forma com que a Grande Loja Maçonica Cavalheiros Spartanos 85, homenageia personalidades que operam em defesa de causas e de um povo. Agora está tudojusto e perfeito com o Bulhões que na foto posa com a mulher Neta.

Homenagem
Salmito Filho será homenageado dia 14, em Sobral, com o Troféu Personalidade Classe A, considerada a maior expressão da Zona Norte.

Ta brabo
O Banco do Brasil, em Juazeiro do Norte, tem deixado fechado, frequentemente até 8 e meia da manhã, seus caixas eletrônicos. Alguuns, por sinal, sem dinheiro pra saque.

Luto no cinema
A morte de Francis Vale, no final da semana, deixa um vazio na organização do Festival de Cinema de Jeriquaquara. Francis era o entusiasta criador do evento.

 Tucano do PT
“O Camilo merece reeleição e precisamos fazer com que isso aconteça sem grandes arranhões, em nome do Estado”. Beto Studart continua bem educado à frente da FIEC.

E vira o prego
...e que Tasso – que já foi governador por três vezes, seria “bem mais útil ao Ceará mantendo-se em Brasília”, na defesa das causas do povo cearense.

Sonhando
O mesmo Lucio Alcantara que critica o senador do PMDB pelo Ceará continua sonhando com uma candidatura de Tasso Jereissati ao Governo do Estado contra Camilo Santana.

Aliás...
No mesmo sonho, Lúcio Alcãntara põe a candidatura do senhor Wagner ao senado. Mas reativa um "se". Se não der, Wagner, que é do PR, partido dele, será candidato a deputado federal.

Instituto
Tasso Jereissati, o senador cearense da tucanagem tirou o time. Não foi o candidato a presidência nacional do partido,como não queria a paulistada,e aí pediu o boné.

Eleição
No sábado os tucanos resolveram o que sempre quiseram, um paulista, o Sr.Alkmin, candidato a presidente da república. Botaram Marcone Perilo de vice.

Então...
Perilo seria o sparring de Tasso se a eleição no PSDB não fosse de carta marcada. Abriu e virou vice de Geraldo.Tasso aceitou a presidência do Instituto Teotonio Vilela.

Eita!
O DEM se arruma para 2018. No dia 15 vai receber na Assembleia Legislativa, as 9h, a filiação do deputado federal Danilo Forte, do advogado Caio Asfor e do deputado estadual Audic Mota.

Dizem que...
Chiquinho Feitosa, presidente do DEM no Ceará tem dado uma corda danada em Caio Asfor para ser candidato a deputado federal. E quer aumentar as bancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário